ATEX

Em determinadas indústrias é frequente encontrar locais de trabalho onde existem atmosferas explosivas (ATEX). Nestes locais é frequente a presença de poeiras combustíveis ou gases inflamáveis que podem conduzir a atmosferas ATEX e que, na presença de uma fonte de ignição, podem despoletar explosões e incêndios.
 
Estas organizações são obrigadas a adotar medidas técnicas e organizativas adequadas para prevenir a formação de atmosferas explosivas, de acordo com a Diretiva ATEX e legislação complementar.

Quando não é possível evitar a formação de ATEX então devem implementar-se medidas que permitam evitar as fontes de ignição como, por exemplo, faíscas geradas mecanicamente, chamas e gases quentes, eletricidade estática, superfícies quentes, reações exotérmicas, incluindo autoignição de poeiras, entre outros.

Complementarmente às medidas de proteção, é de extrema importância a implementação de medidas de controlo de explosões, que visem limitar os efeitos das mesmas. Dentro das várias medidas de controlo, destacam-se a utilização de painéis de alivio de explosões, sistemas de isolamento de explosões e sistemas de supressão de explosões.

A P2i é distribuidora para Portugal, em parceria com a ATEXPREVEN, dos referidos equipamentos para proteção e controlo de explosões em zonas ATEX.

APLICAÇÕES TÍPICAS:
Em indústrias com ambiente ATEX como, por exemplo, produção de energia (carvão), farmacêutica, petroquímica, alimentar (açúcar, leite em pó, cacau e farinhas), rações, de transformação de produtos, de transformação de madeira, agrícolas, de tratamento de águas residuais, de pinturas, de tipografia, de metais (alumínio, titânio e magnésio).

VANTAGENS:
Preservar a vida e o bem-estar dos trabalhadores nas indústrias com ambientes ATEX, evitar o dano e a perda de equipamento e instalações, reduzir os tempos de paragem e evitar o impacto ambiental de explosões e incêndios.

Veja também:
ÁREA RESERVADA