CO₂


TECNOLOGIA COMPROVADA

O CO2 foi o agente gasoso de combate a incêndios original e, com as medidas de segurança apropriadas, ainda hoje é frequentemente usado como uma solução eficaz e económica.
 
O CO₂ é o agente extintor gasoso utilizado há mais tempo pelo ser humano, tendo tido a sua primeira referência normativa publicada em 1928.

O CO2 denomina-se quimicamente por dióxido de carbono. O CO2 pode, no que diz respeito à principal mecânica de extinção de incêndios em sistemas de inundação total, ser considerado equivalente a um gás inerte, uma vez que a principal mecânica de extinção é também a redução do teor de O2.

É um gás inodoro e incolor e não condutor de eletricidade sendo 1,5 vezes mais pesado que o ar.

O CO2 usado em sistemas de proteção contra incêndios, deve estar isento de água e outros contaminantes que possam produzir corrosão nos cilindros de armazenamento, ou interferir na descarga do mesmo.

A concentração de CO2 calculada para sistemas de inundação total tem efeitos nocivos para as pessoas expostas, uma vez que provoca asfixia, devendo por isso ser evitada a instalação de sistemas de CO2 em zonas “normalmente ocupadas”.

É obrigatório o uso de aparelhos de respiração autónomos em caso de intervenção humana no interior de um local protegido por uma extinção automática por CO2, onde se tenha produzido uma descarga por inundação total.
gases_icon_4

Económico

co2_icon_3

Capacidade de aceder a fogos ocultos

co2_icon_1

Eficiência da extinção

gases_icon_3

Não deixa resíduos

co2_icon_2

Permite continuidade de funcionamento

3MTM_icon_4

Permite aplicação local

APLICAÇÕES TÍPICAS:
Para riscos especiais em instalações sem ocupação humana permanente, tais como: Postos de Transformação, Grupos Geradores, QGBTs, UPS/Baterias, Quadros Elétricos, Condutas de Extração, Tipografias, Turbinas, Cabines de Pintura, Industria Têxtil, Motores de Combustão, Galerias de Cabos, Silos de Carvão, Fritadeiras Industriais, Aplicações Marítimas, entre muitas outras.
Veja também:
ÁREA RESERVADA