Nos locais considerados de importância crítica, onde são instalados sistemas de extinção por gases, é essencial utilizar sistemas de deteção de incêndio com elevada sensibilidade.
As áreas que possuem sistemas automáticos de extinção por gases, carecem normalmente de uma deteção de incêndio muito precoce. Riscos como por exemplo, data centers, reservas de museus ou arquivos, centros de telecomunicações, entre outros, em que um foco de incêndio pode evoluir muito rapidamente para situações com danos irreversíveis e irreparáveis, devem ter um tratamento especial no que concerne à deteção, uma vez que a ativação do sistema de extinção associado deve ser ativado o mais precocemente possível, de forma a garantir a supressão do incendio na sua fase mais incipiente. Para o efeito, e tendo em consideração a utilização de tecnologia de “cruzamento de zonas” para confirmação de alarmes no sentido de serem evitadas descargas intempestivas, podem ser conjugadas várias tecnologias, entre deteção ótica de fumos, deteção por aspiração laser (normalmente os mais sensíveis) ou deteção térmica/termo-velocimétrica.
Além da importância da deteção precoce, são igualmente importantes na central de comando de extinção, entre outros, a correta programação da mesma e a existência de registos de eventos.
A P2i comercializa centrais de extinção de incêndio JCI/Tyco.