O sistema também deve proteger os equipamentos de confeção como fritadeiras, fogões, grelhadores elétricos, a carvão natural ou assadores, de pedra vulcânica, a lenha ou a gás e woks.
Utiliza como agente extintor o ANSULEX que é uma mistura de sais orgânicos de PH neutro concebido para a rápida supressão do incêndio por arrefecimento e para evitar os reacendimentos. O ANSULEX reage com a gordura quente saponificando de forma a criar uma camada de “saponária” na superfície da gordura. Esta cobertura agirá como um isolamento entre a gordura quente e a atmosfera, evitando a possibilidade de reacendimentos.
O sistema, que pode ser atuado automática ou manualmente, descarregando o ANSULEX sob a forma de finas gotas, permite abafar e extinguir o incêndio.
O sistema compõe-se de um ou mais cilindros com agente extintor, um dispositivo de acionamento mecânico para deteção automática por fusíveis térmicos e acionamento manual por comando manual à distancia e rede de distribuição de agente extintor nos pontos a proteger da hotte.